quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Habilidades em prova


Ontem era dia da aula de produção com o professor Abrahão, a noite foi ótima a não ser pela surpresa da avaliação final que aconteceu hoje, dia 09/12/2009, esta data ficará marcada, pois bem ele avisa que depois da aula estaria mandando para o e-mail da turma o que cada dupla iria fazer. Fui dormir quase 01:00 da madrugada esperando tal e-mail e nada, levantei cedo liguei o pc e lá estava e tão grande foi a minha supresa, fiquei com papelote de linguado, risoto de camarão, legumes glaçados e molho mostarda.


 E adivinha  como seria feito? Aí era pôr em prática tudo que já havíamos vistos. Então eu  e minha colega resolvemos, usar ervas finas no linguado com cebolas e alho poró no linguado,  fizemos o caldo com as carcaças do camarão aromatizado com mirepoix, e decidimos cortar os legumes em printanier e cozinhamos a vapor. 
Resolvemos nos dividir enquanto ela temperava o linguado e montava  no papelote, eu fazia a mise-in place do risoto, então fui fazer o risoto, resolvi que faria o risoto com camarão pequeno , que seria adicionado no risoto em determinado tempo e flambava os graúdos  no azeite e vinho branco seco com ervas e tomate, e teve um certo momento que lá estava eu com uma mão mexendo o risoto e a outra segurando a frigideira  flambando os camarões, e  minha colega já com os papelote no forno e já com as verduras cortadas  no vapor e preparando o molho mostarda.  Logo após lá estava eu fazendo o glaçado...Ufa! E isso tudo com um tempo de 40 minutinhos para que tudo estivesse pronto pra servir.

O risoto ficou bem diferente e com o sabor bem acentuado do camarão , por ter usado o caldo de suas carcaças  aromatizadas,e ainda teve tomates frescos sem pele e no fim colocamos queijo parmessão fresco que deu um sabor a mais , sem sobressai muito. Na montagem final colocamos alguns camarões flambados,  tiramos o linguado do papelota e regamos com o molho mostarda, e colocamos as verduras disposta ao lado, e por fim regamos o risoto e propositalmente deixamos cair uns pingos do molho feito com azeite e manjericão  e lá fomos pra sermos avaliadas.
E que surpresa!!Nosso professor nos elogiou pelo desempenho e parceria, disse que dialogávamos sobre cada passo a ser feito, sem falar na desenvoltura com duas panelas ao fogo , utilizando as duas mãos, e o resultado final estava satisfatório, a valiação foi feita com base em :
Técnicas
Organização
Pré-preparo
Tempo
Método de cocção
Apresentação do prato
Sensorial
Criatividade

E ficamos feliz pois estavámos em total correria e com medo por estarmos apreensivas  e sendo monitoradas, que só com esse elogio  abrimos o sorrisão. Fechei o ano com total satisfação e com a sensação  louca pra sentir esse friozinho na barriga de novo. Agora galera é curtir as festas de fim de ano trabalhando e aperfeiçoando mais ainda.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossos cumprimentos pelo blog. equipe www.UniBr.net