quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Culinária Regional Goiana

Hoje foi nossa avaliação com apresentação de pratos goianos, antes de mais nada quero destacar a grande parceria que tivemos na hora de fazer nossa decoração, que se destacou, colorida e detalhada com artigos da região, tachos de cobre dos famosos doces goianos, panelas de barros, enfim tentamos destacar um pouco de tudo que existe em goiás , sem falar do pequi, milho, falarei logo mais sobre os ingredientes da culinária goiana.



 A decoração deu uma ar bem alegre para as apresentações dos pratos, e na cozinha após arrumas a sala onde seriam apresentados nossos pratos, foi uma correria pra terminar a tempo da chegada dos convidados que iriam degustar e avaliar nossos pratos juntos com nossa professora. Ocorreu tudo bem e saiu  como esperávamos.





E nosso risoto agradou os paladares  dos convidados, nossa professora elogiou  o sabor que ficou no risoto da linguiça de porco e a guariroba que não apresentou seu amargo, que é bem acentuado, conseguimos com que casassem bem no risoto, além do tempero e do toque do queijo mussarela.


Para aqueles que não conhecem  a guariroba  ou gueroba é um palmito ou broto terminal, com sabor amargo - o palmito da guariroba é uma iguaria de largo aproveitamento culinário. 






Especialmente em algumas regiões de Minas Gerais e de Goiás. e é mais conhecido por ser um dos ingredientes principais do famoso nas boas receitas de empadão goiano, por exemplo, acompanhamento perfeito para o colorido arroz com pequi, é fundamental a inclusão de bons nacos do palmito amargo da guariroba, que a propósito não faltou na apresentação da turma, como também nosso tradicional frango com pequi,  os doces famosos da região como a ameixa.



Eis a receita do Risoto de linguiça e Guariroba :
Ingredientes: 
500 g de linguiça de porco
02xícaras(chá) de arroz árboreo
Azeite, sal e pimenta do reino Q.b
1/2 cebola
01alho 
cheiro verde
100g de manteiga
300g dequeijo mussarela
Caldo de legumes ou de carne já dissolvido  em água quente.


Modo de preparo: 
Frite a linguiça em óleo, depois corte em rodelas , se preferir pique em pequenos pedaços, em outra panela coloque um fio de azeite, doure o alho picado e acrescente a cebola e doure até ela ficar transparente e acrescente o arroz mexendo sempre e acrescente o caldo aos poucos, durante 15 minutos sempre acrescentando o caldo,tempere a gosto e acrescente a linguiça e a guariroba e acrescente a manteiga, os cheiro verdes e mecha até o ponto do risoto, assim que desliguar o fogo acrescente a mussarela e monte o prato e sirva. Bon appétit!!!! 
Essa receita serve 04 porções.




Nenhum comentário: