sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A noite da Castanha de Baru!


Hoje a noite foi de grandes emoções, encerramento da nossa aula de   Garde Manger I, com o desafio para a turma de elaborarem entradas com base nos aprendizados no decorrer do período do curso de Gastronomia da Unievangélica, pois bem foi uma noite repleta de inovações, a começar por meu grupo , criamos duas entradas uma bem goiana com um fruto nativo da região  a castanha de baru.
 A castanha de baru, quando torrada, tem sabor semelhante ao amendoim ou castanha de caju. Tem valor nutricional alto, e contém cerca de 26% de proteínas. Juntamente com outras frutas nativas do bioma cerrado, o baruzeiro é objeto de estudo, pesquisa e experimentos desenvolvidos pela EMBRAPA Cerrado (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ministério da Agricultura).



E como já havíamos usado esta castanha em outras preparações, usamos como base pra uma entrada, um mousse de baru com pão sírio, e fios de azeite aromatizado com manjericão, conseguimos o que esperavámos conquistar a aprovação do professor com essa inovação.


Além do mousse também fizemos outra entrada com batatas com recheio de atum com creme de queijo, maionese e cheiro verde, o toque ficou com a decoração final da pimenta biquinho que deu um charme à apresentação.




Fomos mais ousadas ao harmonizar nossas entradas com um vinho branco frisante suave, de origem italiana, um Lambrusco Bianco, posso dizer que foi uma harmonização que combinou bem com nossas entradas, onde nenhum se sobressaiu e  se complementaram, como disse fomos bem ousadas, e nossa ousadia nos rendeu a  nota máxima.


A mesa também deu um charme a mais nas apresentações que foi decorada com frutos tipicamente do cerrado goiano para abrilhantar  a maioria dos pratos.
A maioria de nós usamos de criatividade e soubemos valorizar o que temos no nosso estado e damos um destaque ao usar eles em nossos pratos e conseguimos agradar os paladares das pessoas ali presentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ro, o site é http://btemplates.com KSPOAKPOS
meu twitter: http://twitter.com/sanyGD, entra lah bjs. tah lindo seu blog