quarta-feira, 23 de março de 2011

Batata Yacon

Você conhece a batata yacon?
batata yacon

A batata yacon é originária dos Andes,  é consumida crua, seu sabor se assemelha ao da pêra, além do sabor agradável possui propriedades antioxidantes e medicinais, auxilia no funcionamento da flora intestinal, reduz o nível do colesterol e controle da diabetes do tipo dois. 


Seu consumo é feito das suas raízes e das suas folhas, as batas são consumidas cruas, vale lembrar que elas se oxidam facilmente, então corte diretamente numa vasilha com água potável; as folhas são consumidas em formas chá, sua fama é mais conhecida como medicinal.
folhas da yacon
Curiosidades sobre a yacon:
* Sua raiz tuberosa possui sabor semelhante ao de frutas como o melão e a pêra, com polpa levemente amarelada, crocante e aquosa. Quando colhidas, as raízes tendem a apresentar sabor amiláceo, para corrigir o sabor, elas são expostas à luz solar por muitos dias após a colheita, a fim de intensificar seu gosto doce. Esta técnica é conhecida como “soleado”.

* As raízes são consumidas geralmente cruas e descascadas, uma vez que a casca possui sabor resinoso. Outras formas de consumo são a fritura, o cozimento a vapor ou em água.
* Nos mercados locais andinos, o yacon é classificado como fruta e é exposto à venda juntamente com as maçãs, os abacates e os abacaxis, ao invés de serem colocados com as batatas e outras culturas de tubérculos e raízes.
* No Japão, as raízes tuberosas são transformadas em produtos de panificação, bebidas fermentadas, pó ou polpa liofilizada e até picles.


flor da yacon


http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A44yacon.htm

Nenhum comentário: