quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Baunilha do Cerrado a queridinha do chef Simon Lau

Em junho tive a honra de conhecer o chef dinamarquês Simon Lau no Festival Cultural e Gastronômico da cidade de Pirenópolis- Go, um visionário que se apaixonou pela riqueza do cerrado goiano, participei do coloquial onde ele falou sobre as suas primeiras experiências com os frutos goianos e a maior paixão que pude notar dele foi a  descoberta da baunilha do cerrado.
 Um aromático com sabor e aroma mais frutado, ele levou algumas baunilhas dentro de um pote com açúcar para que todos  apreciassem, que particularmente achei magnifica, pois era grande lembrava uma banana, e seu aroma era bem frutado, uma delícia de se sentir. Segundo ele essa baunilha é muito disputada pelos macacos por acharem parecidas com bananas
Seu primeiro contato foi através de um simples agricultor que lhe ofereceu na Cidade Goiás Velho e desde então Simon a transformou em uma de suas "marcas" no Aquavit, além da baunilha do cerrado  ele se demonstrou amante do pequi e do baru, vale ressaltar que no dia do coloquial Simon estava a procura do baru , este seria um ingrediente principal de um dos seus pratos que seriam oferecidos no restaurante Empório do Cerrado em Pirenópolis.
O que me encantou foi como ele falava desse fruto, a valorização que demonstrava por tal iguaria, o que mais acontece não só aqui no meu estado de Goiás como em outros é a desvalorização que às vezes não damos ao nossos produtos locais, temos riquezas incomparáveis, e o mundo es tá de olho em  nosso país pra nos mostrar o que temos de melhor.
 Hoje o Brasil tem se destacado muito no cenário gastronômico mundial, isso já está comprovado nas diversas revistas gastronômicas que circulam em todo o Brasil, além de outros meios de comunicação.
A verdadeira admiração de Simon pela baunilha em particular já terá frutos, pois ele fez uma pequena plantação no terreno do seu restaurante e já está previsto para 2012.

2 comentários:

Josemar G. Castor disse...

Onde se pode comprar a baunilha do cerrado aqui em Brasília?

Paulo Ferretti disse...

Josemar, encontrei em minha propriedade naturalmente e agora estou cultivando. acho que os primeiros frutos devem amadurecer em 5 meses.Estou ansioso para ver o resultado.