sábado, 25 de dezembro de 2010

Bem hoje é natal!!! E é nessa data que volto a blogar novamente, andei sumida, devido o fim da minha faculdade, pois é, enfim formada, graduada em Gastronomia!! É posso dizer que para chegar onde cheguei foi um caminho bem doloroso, abri mão de tanta coisa, me dediquei, mais para mim nesse último semestre não me dediquei tanto como queria, pois dividi meu tempo com a comissão de formatura.Bem isso é assunto para outro dia.
Voltei e quero nesses dias postar aqui meus trabalhos acadêmicos, algumas experiências profissionais, além de compartilhar e receber conhecimentos.
Bem hoje é natal, um feliz natal `a todos!!!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

olá pessoal!!!!!!!!! :D

Devido a tanta correria da reta final da faculdade  mais meu estágio em restaurante de Pirenópolis, não tive tempo de postar as minhas aventuras e desventuras gastronômicas, mais logo postarei, tenho tantas informações e experiências pra dividir.
 Basta arrumar um tempo extra!!!!! 
Nos veremos em breve....
Aguardem!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sustentabilidade???? Mais o que venha ser sustentabilidade?






Sustentabilidade é promover o melhor para as pessoas e para o meio ambiente hoje, visando o futuro harmonioso entre o homem e a natureza em si .Em outras palavras é cuidar da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, ela abrange as comunidades locais até o planeta inteiro. Hoje se fala muito em sustenbilidade, está presente em todos os meios de comunicação. 
A gastronomia também vem se adequando na sustentabilidade, o conceito de gastronomia sustentável tem vários objetivos: combater os desperdícios de alimentos; aproveitar os alimentos por inteiro;utilização de produtos locais e orgânicos;entre outros.
Além disso a gastronomia sustentável se preocupa com a escassez dos alimentos, com isso já vemos muitos restaurantes que mudaram sua postura e que adequam seus cardápios aos produtos de acordo com as estações, além de darem preferência aos produtos regionais, assim se valoriza o que se tem de melhor em determinadas regiões desse país.
Dê uma conferida nestas dicas compiladas abaixo:
- Procure tampar a panela enquanto esquenta água para cozinhar os alimentos. A água evaporada numa panela sem tampa acarreta um tempo maior de consumo do gás GLP.
- Acostume-se a reutilizar o óleo de soja depois que este não é mais útil para as frituras. Utilize o óleo na confecção de sabões artesanais ou entregue-o para projetos de recolhimento. Gramado e Canela possuem o Projeto Remov. Busque informações se sua cidade possui projetos deste tipo, e caso contrário, estimule a iniciativa junto à comunidade local.
- As recomendações da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica para desligar aparelhos em stand by(modo de espera) valem também para a cozinha. Desligue seu forno de microondas após o uso.
- Prefira alimentos cultivados e manufaturados em sua região. Além de valorizar a produção local, esta escolha reduz o longínquo transporte de produtos, evitando assim a alta emissão de gás carbônico e o consumo de combustível. Evita também o desperdício de frutas e outros alimentos que, durante o transporte, são submetidos a temperaturas de 42°C embaixo das lonas e acabam se deteriorando.
- Reaproveite restos de alimentos que você geralmente costuma descartar, mas que podem ser úteis em outras receitas ou outras utilidades do lar. A casca de ovo, rica em cálcio, pode ser moída e acrescentada no preparo de alimentos. A borra de café pode ser utilizada como adubo nas plantinhas ou na prevenção da dengue . A casca de banana, mamão, abóbora também rendem receitas deliciosas.
- Valorize a iluminação natural também na sua cozinha, a fim de economizar energia elétrica. Vale instalar clarabóias no recinto, pintar as paredes de branco (a cor branca faz com que até 90% da luz incidente seja refletida) e de noite, porquê não improvisar periodicamente um jantar à luz de velas?
- Quando lavar a louça feche a torneira enquanto ensaboa os pratos e utensílios e não exagere no uso do detergente. Mesmo os detergentes biodegradáveis, quando lançados nos mananciais hídricos em excesso, podem vir a causar eutrofização, serem tóxicos para os peixes e destruir as bactérias responsáveis pela decomposição de material orgânico.
- Os restos de alimentos que não puderem mais ser aproveitados/reaproveitados podem ser separados dos resíduos secos ali na cozinha mesmo. Acondicione os resíduos secos e os orgânicos em locais diferentes e destine o lixo orgânico para uma composteira domiciliar.

Claro que há milhares de outras dicas para tentarmos ser cidadãos mais conscientes. Por enquanto vou ficando por aqui, até a próxima postagem.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Globalizando rsrsrsr

Como todos devem está sabendo Pirenópolis virou um dos cenários de gravações para a nova novela da Globo, Araguaia. Bem galera eu trabalho num dos restaurantes na famosa rua do lazer em Pirenópolis, e por incrível que possa parecer  meu patrão tem o nome de Araguaia, não é brincadeira!,É sério, bem seu pais tinham um gosto bem estranho pra nomes , rsrs, bem alem desse tem a Amazônia, Orion , Girassol, e Hamster, rsrsrsr como disse um gostinho estranho para escolher nomes né?....

Voltando ao assunto da novela,  foram gravadas cenas nos mais belos locais históricos da cidade e levará para as telinhas a cultura popular da cidade a festa do Divino, onde acontecem a famosa cavalhada, onde são retratada a guerra entre os mouros e os cristãos, filmagens nos atrativos naturais , nossas cachoeiras.
E a produção da novela foi comemorar os fins das gravações justamente onde trabalho, o que foi uma grande surpresa, pois pensavamos que só iria os da produção mesmo e os figurantes locais, e pra nossa surpresa estavámos servindo petiscos  para os atores, Murilo Rosa, Laura Cardoso, Emilio Orciolo , Milena Toscano, entre outros.E todos cairam na festa, tanto que Emílio nos deu o gostinho de ver ele cantando, rsrsrs, foi pura alegria.

O mais legal de tudo isso foi ver os artistas passeando todas as noites pelos restaurantes locais, desfrutando da gastronomia local, tanto que aconteceu um fato interessante onde Murilo Rosa passeava e uma colega do restaurante japonês o convidou para degustar de suas iguarias, mas ele respondeu que queria comer galinha com pequi, rsrsr... Bem isso é só uma amostra do que eles queriam mesmo, saborear comida goiana rsrsrsrsr

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Goiás em destaque.

Telma, a proprietária da fazenda Babilônia mostrou aos artistas em workshop um pouco do café colonial que serve aos visitantes, as atrizes aprenderam um pouco da culinária goiana para representarem em cena.
 Desta forma  a cozinha goiana ganha destaque   e assim muda a visão de muitos sobre nos , onde muitos pensam que nossa alimentação só se baseia no pequi, temos um cozinha rica, onde tem uma vasta influência dos desbravadores que aqui vieram em busca de ouro e se deparam com uma região enorme, rica que lhes deu opções pra adequarem a culinária, se assim se pode dizer, na realidade não havia opções por estarem longe das capitanias e assim a cozinha goiana foi sendo construída.
 Para quem adora ouvir histórias da colonização precisa ir na fazenda Babilônia e ouvir dona Telma que tem uma memória rica de informações sobre nossa cozinha, esperamos que essa novela retrate de forma mais original suas culturas, valorizando nossas riquezas sem igual

terça-feira, 27 de julho de 2010

Concretizando sonhos



Acho que já deram pra ver em alguns posts que sou fã e tenho Alex Átala como um referencial pra minha vida profissional, e no Festival que aconteceu no último dia 25 de junho , tive a grande chance de conhecer Alex Átala pessoalmente e apreciar suas informações e  dicas.


Confesso que não me desapontei e me tornei mais admiradora de seus trabalhos, é uma pessoa incrível com suas qualidades ímpares e com seu carisma , e a palavra que achei pra o definir é humildade, uma pessoa que se expõe sem pensar no que os outros vão pensar ,que defende seus ideais, e que tem um conhecimento a ser dividido e não o esconde.



Tivemos um coloquial com Alex Átala, onde  afirmou várias vezes a valorização dos produtos e da cultura do Brasil, mais valorizando o ecossistema que nosso país tem mais de certa forma é mau usado.
Preparações realizadas por Alex Átala na oficina

Já no sábado dia 26 de junho tivemos uma bela oficina onde Alex se sentia mais a vontade e falou mais sobre a sua paixão gastronômica, ele transbordava conhecimentos e dominava cada técnica usada e isso nos empolgava, imaginem meros estudantes e alguns profissionais presentes admirando um mito, um dos melhores no país, senão o melhor pra mim, desculpem mais fã é um problema, rsrsr...
 Bem voltando ao assunto as preparações não tinham nada de tão complicado, foram simples com alguns produtos de nossa região, mas o que  as valorizaram foram a dedicação e a explicação para ingrediente ali usado e o resultado final onde se podia se deletar com os olhos as finalizações.
Concluindo consegui realizar meu sonho de um dia  poder presenciar de perto uma apresentação de Alex Átala meu ícone na gastronomia, claro que tenho outros chefs que admiro o trabalho, mais confesso gostar mais da autenticidade de Átala, e assim termino com uma declaração de uma fãzoca de Alex átala .
Até o próximo post, dessa vez vou andar mais na linha pessoal , mais meu trabalho me consome, bem essa foi a vida que escolhi e que amo, mais isso já é assunto para um outro post, rsrsrs, até mais!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Dica gastronômica: Psiu Garçom

Estava eu navegando na internet, eis que me deparo com uma novidade que irá inovar os salões dos restaurantes, é PSIU GARÇOM.

São transmissores codificados que ficam nas mesas e quando os clientes querem algo apertam o botão e aparecem num display o nº da mesa e o garçom se dirige para atendê-la e desativa apertando o botão assim agilizando o atendimento da mesa.

Será apresentado na FIPAN nos dias 21 a 23 de julho, na expo center em São Paulo e dei uma olhadinha no site e já tem vários representantes espalhados pelo país.

Mais informações visitem o site : http://www.psiugarcom.com.br/

segunda-feira, 7 de junho de 2010

um momento puramente motivacional

Há momentos
Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector


Sou uma fã incondicional desta escritora que conheci pelo simples fato de estudar para o meu primeiro vestibular, (isso já tem um bom tempinho rsrsrs...) num cursinho preparatório, até então só conhecia autores famosos como Drumont entre outros, nunca havia dado tal importância à escritoras, mais vejo hoje q foi uma das coisas boas, porque gosto  desta escritora e me inspiro nela, aliás suas palavras. Só um pouco de mim.

Viúva Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin

 A historiadora Tilar J. Mazzeo, realizou uma pesquisa da qual resultou no livro sobre a história da Viúva Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, a viúva Clicquot.
 São 304 páginas de uma história fascinante do final do século XVII.
Custa cerca de 40 reais. Muito menos que a Champagne!

Uma boa dica de leitura!!!!!!!!


quarta-feira, 2 de junho de 2010

olá galera!!

Andei sumidinha mais retornarei com muitas novidades pra postar aguardem!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Tendências Gastronômicas



agar_ex4_1.jpgGastronomia Molecular
O movimento que deu origem ao ramo das ciências chamado 'Gastronomia Molecular' teve início em 1988 quando um físico da Universidade de Oxford, Nicholas Kurt, e um químico francês, Hervé This, iniciaram uma colaboração com o objectivo de estudar os processos químicos e físicos que ocorriam durante o aparentemente ato banal de cozinhar. Tal veio mostrar que muitos dos truques de cozinha, resultantes de uma aproximação empírica ao longo de séculos, podiam ser explicados cientificamente com base na composição dos alimentos e alterações físicas e químicas que ocorriam na sua preparação.
A este ramo da ciência dos alimentos chamaram, como referido, 'Gastronomia Molecular' cujo objectivo principal é a aplicação de princípios científicos para a compreensão do processos envolvidos na preparação dos alimentos nas cozinhas domésticas ou de restaurantes. Por exemplo, procurando através da investigação avaliar a validade de dicas e truques de cozinha ou mesmo os aspectos bioquímicos do prazer sentido quando se saboreia um bom prato. A Gastronomia Molecular distingue-se das ciências alimentares tradicionais pois o objecto de estudo são as preparações de alimentos em pequena escala e não em grande escala (industriais). Mas, mais do que isto, a Gastronomia Molecular trata a alimentação como um todo: dos ingredientes crus, passando pela sua preparação e finalmente da forma como são apreciados pelo consumidor. É, portanto, um assunto fortemente interdisciplinar envolvendo a física, a química, a biologia e a bioquímica, mas também a fisiologia e a psicologia.

 Fonte:Artigo elaborado com a colaboração de Dr.a Paulina Mata* http://www.chefesdecozinha.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cozinha Brasileira

Este semestre uma das aulas que mais gosto é sobre a nossa fantástica cozinha, a brasileira, já viu como como somos ricos em variedades de sabores? Pois é fico encantanda a cada aula, sou fascinada pela da Região Norte que tem suas raízes fortes, e sabores marcantes, muitos não gostam do famoso pato no tucupi, mais pra mim em particular é um prato sem igual, uma particularidade que é preservada, resumindo incrível!
 Depois vem o Nordeste com suas manteigas de garrafas, carne de sol, charque, baião de dois e por aí vai e  a famosa e importante farinha de mandioca, o sertão tem sabores tão característicos, uma riqueza onde a região é tida como uma das mais pobres de nosso Brasil, devido as constantes secas, mais os sertanejos são criativos e isso é visto na culinária, logo vem o Sudeste com grande fartura e diferentes sabores, hummmm.... 
Minas com seus deliciosos pão de queijo , o frango com quiabo, a pururuca, os doces entre outros , São Paulo com seu nada confundido cuscuz paulista que apesar da variedade gastronômica na região ainda é lembrando por muitos, a torta capixaba do Espírito Santo e o Rio de Janeiro com a queridinha feijoada apreciada pelos estrangeiros que acredito eu pensam que só comemos feijoada rsrsrsrsr! Brincadeirinha...
 E temos o Centro - Oeste que não deixa nada a desejar  com sua variedade de peixes de água doce, onde a culinária se funde com indígena, africano e dos diversos desbravadores  a procura do ouro que cá tinha e assim trouxeram seus saberes culinários que depois originou na nossa culinária , falo nossa pois passei a maior parte de minha infância e vivo até os dias atuais aqui em Goiás,e vejo a dimensão que este estado tem em sabores,mais isso é outra história voltemos ao foco principal, e pra finalizar o nosso tour temos o Sul que tem uma junção de indígena, africanos e colonizadores europeus que trouxeram seu diversos pratos e que se adaptaram a região. 
Mais dentro dessas regiões cada estado tem sua culinária particular seu diferencial, um tempero , ervas, que a torna especial, vale viajar e conhecer a gastronomia brasileira que a cada ano ganha destaque e atrai muitos chefs estrangeiros  que querem descobrir nossa riqueza em sabores, Temos exemplos de sobra do destaque da nossa cozinha brasileira pelo mundo afora que nos diga Alex Átala , o 18º melhor restaurante pela revista Restaurant, e muitos outros chefs que se dedicam em valorizar o que o Brasil tem de melhor em suas cozinhas. Por enquanto vou parando aqui , ressaltando o mundo gastronômico que o nosso país tem e um dia todos se conscientizem do país que vivemos e nós consigamos fazer dele um lugar melhor preservando nossas riquezas naturais. Um abraço e até a próxima postagem.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O destaque do restaurante D.O.M

A gastronomia vem ganhando cada vez mais espaço e se tornado o centro das atenções e tendo vários olhares para  os guias e revistas que elegem os restaurantes que se destacam e fazem o seu diferencial no meio gastronômico. 
 Dentre eles temos o guia Michelin, que foi criado em 1900 por André Michelin, que criou o guia onde mostrava o melhores lugares tuísticos com hospedagens e restaurantes a fim de alavancar o mercado automobilístico, sendo o guia mais respeitado em todo o mundo,depois temos a revista britânica Restaurant que a cada ano elege os melhores restaurantes do mundo.
Lista anual da revista inglesa Restaurant classifica o brasileiro D.O.M., do chef Alex Atala, como o 18º melhor do mundo, seis posições a mais do que em 2009.
O D.O.M, localizado em São Paulo, é o único restaurante da América do Sul que aparece no ranking da revista, que começou a fazer a seleção em 2002. A classificação depende dos votos de críticos e especialistas regionais espalhados pelo mundo, e os resultados geram grande repercussão.





Veja a lista:

The S.Pellegrino World's 50 Best Restaurants 2010:

1. Noma, Copenhagen, Denmark
2. 
El Bulli, Roses, Spain
3. 
The Fat Duck, Bray, UK
4. 
El Celler de Can Roca, Girona, Spain
5. 
Mugaritz, Errenteria Gipuzkoa, Spain
6. 
Osteria Francescana, Modena, Italy
7. 
Alinea, Chicago, USA
8. 
Daniel, New York, USA
9. 
Arzak, San Sebastian, Spain
10. 
Per Se, New York, USA
11. 
Le Chateaubriand, Paris, France
12. 
La Colombe, Cape Town, South Africa
13. 
Pierre Gagnaire, Paris, France
14. 
Hotel de Ville, Crissier, Switzerland
15. 
Le Bernardin, New York, USA
16. 
L'Astrance, Paris, France
17. 
Hof van Cleve, Kruishoutem, Belgium
18. D.O.M, Sao Paulo, Brazil
19. 
Oud Sluis, EA Sluis, Netherlands
20. 
Le Calandre, Padova, Italy
21. 
Steirereck, Wien, Austria
22. 
Vendome, Gladbach, Germany
23. 
Chez Dominique, Helskinki, Finland
24. 
Les Créations de Narisawa, Tokyo, Japan
25. 
Mathias Dahlgren, Stockholm, Sweden
26. 
Momofuku Ssam Bar, New York, USA
27. 
Quay, Sydney, Australia
28. 
Iggy's, Singapore
29. 
L'Atelier de Joel Robuchon, Paris, France
30. 
Schloss Schauenstein, Graubunden, Switzerland
31. 
Le Quartier Francais, Franschhoek, South Africa
32. 
The French Laundry, California, USA
33. 
Martin Berasategui, San Sebastian, Spain
34. 
Aqua, Wolfsburg, Germany
35. 
Combal Zero, Rivoli, Italy
36. 
Dal Pescatore, Milan, Italy
37. 
De Librije, Zwolle, Netherlands
38. 
Tetsuya's, Sydney, Australia
39. 
Jaan par Andre, Singapore
40. 
Il Canto, Siena, Italy
41. 
Alain Ducasse au Plaza Athenee, Paris, France
42. 
Oaxen Krog, Holo, Sweden
43. 
St John, London, UK
44. 
La Maison Troisgros, Roanne, France
45. 
wd~50, New York, USA
46. 
Biko, Mexico City, Mexico
47. 
Die Schwarzwaldstube, Baiersbronn im Schwarzwald, Germany
48. 
Nihonryori RyuGin, Tokyo, Japan
49. 
Hibiscus, London, UK
50. 
Eleven Madison Park, New York, USA