Este semestre uma das aulas que mais gosto é sobre a nossa fantástica cozinha, a brasileira, já viu como como somos ricos em variedades de sabores? Pois é fico encantanda a cada aula, sou fascinada pela da Região Norte que tem suas raízes fortes, e sabores marcantes, muitos não gostam do famoso pato no tucupi, mais pra mim em particular é um prato sem igual, uma particularidade que é preservada, resumindo incrível!
Depois vem o Nordeste com suas manteigas de garrafas, carne de sol, charque, baião de dois e por aí vai e a famosa e importante farinha de mandioca, o sertão tem sabores tão característicos, uma riqueza onde a região é tida como uma das mais pobres de nosso Brasil, devido as constantes secas, mais os sertanejos são criativos e isso é visto na culinária, logo vem o Sudeste com grande fartura e diferentes sabores, hummmm....
Minas com seus deliciosos pão de queijo , o frango com quiabo, a pururuca, os doces entre outros , São Paulo com seu nada confundido cuscuz paulista que apesar da variedade gastronômica na região ainda é lembrando por muitos, a torta capixaba do Espírito Santo e o Rio de Janeiro com a queridinha feijoada apreciada pelos estrangeiros que acredito eu pensam que só comemos feijoada rsrsrsrsr! Brincadeirinha...
E temos o Centro - Oeste que não deixa nada a desejar com sua variedade de peixes de água doce, onde a culinária se funde com indígena, africano e dos diversos desbravadores a procura do ouro que cá tinha e assim trouxeram seus saberes culinários que depois originou na nossa culinária , falo nossa pois passei a maior parte de minha infância e vivo até os dias atuais aqui em Goiás,e vejo a dimensão que este estado tem em sabores,mais isso é outra história voltemos ao foco principal, e pra finalizar o nosso tour temos o Sul que tem uma junção de indígena, africanos e colonizadores europeus que trouxeram seu diversos pratos e que se adaptaram a região.
Mais dentro dessas regiões cada estado tem sua culinária particular seu diferencial, um tempero , ervas, que a torna especial, vale viajar e conhecer a gastronomia brasileira que a cada ano ganha destaque e atrai muitos chefs estrangeiros que querem descobrir nossa riqueza em sabores, Temos exemplos de sobra do destaque da nossa cozinha brasileira pelo mundo afora que nos diga Alex Átala , o 18º melhor restaurante pela revista Restaurant, e muitos outros chefs que se dedicam em valorizar o que o Brasil tem de melhor em suas cozinhas. Por enquanto vou parando aqui , ressaltando o mundo gastronômico que o nosso país tem e um dia todos se conscientizem do país que vivemos e nós consigamos fazer dele um lugar melhor preservando nossas riquezas naturais. Um abraço e até a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário