Sustentabilidade é promover o melhor para as pessoas e para o meio ambiente hoje, visando o futuro harmonioso entre o homem e a natureza em si .Em outras palavras é cuidar da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, ela abrange as comunidades locais até o planeta inteiro. Hoje se fala muito em sustenbilidade, está presente em todos os meios de comunicação.
A gastronomia também vem se adequando na sustentabilidade, o conceito de gastronomia sustentável tem vários objetivos: combater os desperdícios de alimentos; aproveitar os alimentos por inteiro;utilização de produtos locais e orgânicos;entre outros.
Além disso a gastronomia sustentável se preocupa com a escassez dos alimentos, com isso já vemos muitos restaurantes que mudaram sua postura e que adequam seus cardápios aos produtos de acordo com as estações, além de darem preferência aos produtos regionais, assim se valoriza o que se tem de melhor em determinadas regiões desse país.
Dê uma conferida nestas dicas compiladas abaixo:
- Procure tampar a panela enquanto esquenta água para cozinhar os alimentos. A água evaporada numa panela sem tampa acarreta um tempo maior de consumo do gás GLP.
- Acostume-se a reutilizar o óleo de soja depois que este não é mais útil para as frituras. Utilize o óleo na confecção de sabões artesanais ou entregue-o para projetos de recolhimento. Gramado e Canela possuem o Projeto Remov. Busque informações se sua cidade possui projetos deste tipo, e caso contrário, estimule a iniciativa junto à comunidade local.
- As recomendações da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica para desligar aparelhos em stand by(modo de espera) valem também para a cozinha. Desligue seu forno de microondas após o uso.
- Prefira alimentos cultivados e manufaturados em sua região. Além de valorizar a produção local, esta escolha reduz o longínquo transporte de produtos, evitando assim a alta emissão de gás carbônico e o consumo de combustível. Evita também o desperdício de frutas e outros alimentos que, durante o transporte, são submetidos a temperaturas de 42°C embaixo das lonas e acabam se deteriorando.
- Reaproveite restos de alimentos que você geralmente costuma descartar, mas que podem ser úteis em outras receitas ou outras utilidades do lar. A casca de ovo, rica em cálcio, pode ser moída e acrescentada no preparo de alimentos. A borra de café pode ser utilizada como adubo nas plantinhas ou na prevenção da dengue . A casca de banana, mamão, abóbora também rendem receitas deliciosas.
- Valorize a iluminação natural também na sua cozinha, a fim de economizar energia elétrica. Vale instalar clarabóias no recinto, pintar as paredes de branco (a cor branca faz com que até 90% da luz incidente seja refletida) e de noite, porquê não improvisar periodicamente um jantar à luz de velas?
- Quando lavar a louça feche a torneira enquanto ensaboa os pratos e utensílios e não exagere no uso do detergente. Mesmo os detergentes biodegradáveis, quando lançados nos mananciais hídricos em excesso, podem vir a causar eutrofização, serem tóxicos para os peixes e destruir as bactérias responsáveis pela decomposição de material orgânico.
- Os restos de alimentos que não puderem mais ser aproveitados/reaproveitados podem ser separados dos resíduos secos ali na cozinha mesmo. Acondicione os resíduos secos e os orgânicos em locais diferentes e destine o lixo orgânico para uma composteira domiciliar.