Hoje foi a nossa última aula de iniciação à enologia ,com nosso mestre Maurício, passou rápido e ao modo de ver a universidade poderia estender essa disciplina mais um semestre, por ser um campo bem complexo e instigante, porém como não é feita conforme queremos. O encerramento do semestre letivo, digo nossa última aula antes das avaliações finais terminou de forma celebre, com uma degustação de um vinho espumante rosé, nossas degustações deram preferências aos vinhos brasileiros, mas degustamos também vinhos do Chile, Uruguai, África entre tantos outros ,que passaria horas a descrever cada um que tive o prazer de avaliar de maneira mais sensorial, se assim posso chamar.
Fizemos algumas viagens pela história do vinho, países famosos por seus vinhos, castas enfim foi uma viagem ao mundo do vinho, e o principal do nosso curso a harmonização de vinhos com pratos, a enogastronomia. Foi um semestre gostoso, onde descobri uma paixão "o vinho", a harmonização com o alimento foi prazeroso estudar essa disciplina que deixa um sabor de quero mais, foi só o começo claro que não paro por aqui essa paixão vai longe....
O vinho espumante de hoje foi um brut rosé com as variedades Chardonnay, Pinot Noir e Merlot, esta última que deu essa característica rosada ao vinho,cultivadas no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, elaborado pelo método tradicional Champenoise(Méthode Traditionnelle Champenoise), que é usada na região de Champagne na França. O espumante tem fermentação própria na garrafa e fica cerca de seis meses envelhecendo nas Caves subterrâneas da Miolo, safra 2008, é um vinho com acentuada fermentação, bastante encorpado e ácido, levemente adocicado, aromas que lembram baunilha e frutas vermelhas e outros aromas inigmático, seu sabor deixa também essa sensação, suas perlages são constantes, porém duram pouco tempo na taça, seu teor alcoólico é de 13% vol, sua cor rosada é magnifica.